Com quase 20% de crescimento ao ano, mercado de adjuvantes se consolida para a eficiência e sustentabilidade no agro brasileiro

O mercado de adjuvantes no Brasil teve um crescimento expressivo, alcançando o valor de R$ 2,9 bilhões em 2023 e registrando uma média de crescimento anual de 19% desde 2015, de acordo com dados da Kynetec.

O setor é liderado pela cultura da soja, que responde por 56% da demanda e conta com uma adesão de 98% dos produtores, especialmente na região Centro-Oeste, que concentra 41% das compras de adjuvantes. Estes produtos são amplamente utilizados para melhorar a cobertura, aderência e absorção de defensivos, promovendo uma aplicação mais eficiente e sustentável.

A crescente relevância dos adjuvantes no agronegócio brasileiro reflete a busca por maior produtividade e pela redução dos impactos ambientais. Com a capacidade de reduzir a deriva, os adjuvantes minimizam a dispersão de agroquímicos e potencializam a eficácia dos ingredientes ativos, garantindo melhores resultados no campo e promovendo a segurança do aplicador.

Além disso, em resposta às condições climáticas adversas e à demanda por práticas agrícolas responsáveis, os adjuvantes se tornaram uma solução essencial para os agricultores que desejam maximizar a eficiência de suas operações e atender às exigências do mercado.

Plantação de soja pode ser tratada com produtos do mercado de adjuvantes

LabMulti: inovação da Laborsan Agro no mercado de adjuvantes

Alinhada com a evolução do mercado de adjuvantes, a Laborsan Agro lançou a linha LabMulti, um potencializador multifuncional de ativos. Ela aumenta a cobertura foliar e a penetração na camada cerosa das folhas, promovendo umectação e adesão, o que garante mais efeito do ingrediente ativo na planta. Ao preparar a calda, ela ainda atua reduzindo a espuma e a deriva.

“O LabMulti foi desenvolvido para oferecer ao produtor brasileiro uma ferramenta que, além de maximizar o desempenho dos defensivos, reforça nosso compromisso com práticas agrícolas mais seguras e sustentáveis”, destaca Marcos Guedes, Gerente Industrial.

A linha LabMulti foi criada dentro dos parâmetros de sustentabilidade e de acordo com normas internacionais de biodegradabilidade, como as diretrizes ISO 17.556 e OECD 301, que asseguram a redução de impactos ambientais. Assim como os demais produtos do portfólio da Laborsan Agro, LabMulti reflete o compromisso da empresa com práticas responsáveis e alinhadas aos critérios de ESG (Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança), tratando a sustentabilidade com máxima importância em todas as etapas do desenvolvimento.

“Sabemos o quanto é essencial adotar práticas sustentáveis e preservar o meio ambiente. Nossa estratégia para o futuro se baseia não apenas na inovação e qualidade de nossos produtos, mas também em um compromisso firme com a responsabilidade ambiental. Queremos ser referência no setor agrícola, incorporando práticas sustentáveis em nossas atividades e fortalecendo nossa marca com essa visão”, disse Marcos Guedes, Gerente Industrial.

Com o lançamento do LabMulti, Laborsan Agro é destaque no mercado de adjuvantes

Sobre a Laborsan Agro

A Laborsan Agro é uma empresa brasileira que se destaca no setor agrícola na produção e comercialização de tecnologias para revestimento de sementes e coloração para agroquímicos.

Há quase três décadas no mercado, ela se consolida cada vez mais em seu segmento, apoiando-se em uma forte base de pesquisa e desenvolvimento para oferecer produtos que não apenas atendam, mas que antecipem as necessidades mercadológicas. A Laborsan Agro investe continuamente em inovação e qualidade, garantindo soluções avançadas que se ajustam às necessidades do mercado agrícola, tanto no Brasil quanto no exterior.